quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PEGUEI MEU DIPLOMA! ACABOU? NÃO É APENAS O COMEÇO.





Hoje em dia  se começa cedo estudamos, logo pensamos em arrumar um curso, trabalhar, ser bem remunerado e gozar de uma boa aposentadoria. Essa é a ordem natural das coisas certo? Errado! Agora o lance é outro o tempo não para já dizia Cazuza e o mercado também não. 
          Há um tempo atrás ter curso superior, doutorado e outras coisas mais eram certeza de um futuro e carreira brilhante; hoje não é bem assim. Vejo vários jovens pensado de forma totalmente errada. Com os dias de hoje e o mercado mudando a todo momento , terminar uma faculdade é apenas sinal de que um parte de sua missão está pronta. Hoje precisamos estar sempre estudando, sempre nos atualizando, novos cursos abrem sempre um leque de opções que enchem os olhos dos empregadores e da galera do RH que vive de olho na agilidade, orientação e atualização do candidato a preencher uma vaga. Agora não adianta mais sermos especialistas em uma única área:  Administração, Economia, Direito, Medicina, etc. Nós temos mesmo é que  "entender do negócio", ou seja, conhecer tudo o que se relaciona ao ramo da empresa onde trabalhamos e/ou queremos trabalhar,sem isso será impossível gerar o tão sonhado resultado de aproveitamento Maximo na empresa.

          Nos dias atuais o que mais ouço dizerem os consultores e autores bem-sucedidos de livros de negócios e carreira é que estamos na era dos multi-especialistas. Temos de dominar vários assuntos: finanças, informática, administração, falar mais de uma língua, pessoas (esta talvez seja a  mais importante e mais difícil), trabalho em grupo, etc. Temos realmente que dominar muitos assuntos e a única forma de fazê-lo é através do estudo e aprendizado continuo . Não existe mágica. Se queremos se profissional excelentes,  nos destacar, e queremos sempre estar empregados a famosa "Empregabilidade"? Então não tem mais jeito, não adiemos mais: muito estudo a partir de agora e, principalmente, temos de colocar em prática o que nós estudamos. Não adianta termos ótimos conhecimentos se não formos capazes de traduzi-los em resultados para a empresa. E nunca devemos esquecer que nós não somos pagos para ficar oito horas na empresa, somos  pagos para gerar resultados. Sem resultados = sem emprego. Mas não precisamos nos apavorar, sempre é tempo de recomeço e existem vários cursos de aperfeiçoamento e capacitação, reciclagem. Faça de seu currículo um leque de opções .

Nenhum comentário:

Postar um comentário